17 de outubro de 2016

O que há em um nome ? Gênesis 17



Olá :)


Você já parou para pensar na importância do significado do seu nome ?

Os nomes significavam muito mais para as pessoas durante os tempos bíblicos do que significam para nós hoje . Até aqui , nos primeiros capitulos da Bíblia , vemos que os nomes eram tremendamente importantes , pois eles descreviam o caráter de uma pessoa .

Em Gênesis 17 , lemos que Deus deu novos nomes a Abrão e Sarai .
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
Gênesis 17:4-6


Ele estava mudando coisas em suas vidas e queria dar-lhes novos nomes para esclarecer o que estava fazendo neles e através deles , Abrão e Sarai conheciam bem a importância dos nomes , de modo que entenderam o profundo significado do ato de Deus ao mudar seus nomes . Nesse episódio , Deus estava começando a falar de coisas inexistentes como se já existissem . A mudança de nomes indicava para o casal que Deus estava começando a cumprir a promessa feita a Abrão 
'' Olhe para o céu e conte as estrelas , se é que pode contá-las'' E prosseguiu : '' Assim será a sua descendência '' Gênesis 15.5

Então , o que há em um nome ? Muito mais do que muitos de nós percebemos , pense em Sarai , por exemplo . Ela era uma mulher estéril que provavelmente tinha uma autoimagem negativa porque , nas sociedades bíblicas , muito do valor de uma mulher dependia da sua capacidade de gerar filhos . Ela já era idosa e , biologicamente , não tinha esperança de um dia poder conceber e dar á luz um bebê , Mas Deus mudou seu nome .

Sara significa '' Princesa'' . Assim , quando Abraão ou qualquer outra pessoa chamasse Sarai pelo seu novo nome , Sara , eles a estariam ajudando a mudar a imagem que tinha de si mesma . Eles a chamariam de Bela e preciosa, a filha de um rei - e estariam declarando a imagem de mãe que Deus havia destinado para ela . Como resultado disso , ela deve ter começado a se ver de forma diferente . Deve ter sentido a fé crescer em seu coração e começado a senti-se segura de que Deus manteria sua palavra para com ela .

Do mesmo modo , Abrão deve ter passado pela sua própria transformação , sentindo sua própria fé ser fortalecida quando teve seu nome mudado para Abraão que significa 
'' Pai de muitas nações ''

Aplicando esta reflexão a nossa vida hoje , eu encorajo você  a se lembrar do significado de um nome quando você pronunciar o nome de Jesus , lembre-se que o nome DELE não é apenas um nome . é uma palavra carregada de significado e cheia de vida . Ela declara o seu caráter ; ela proclama tudo o que Ele é , tudo o que Ele fez e tudo o que Ele fará na sua vida .

Vamos orar para terminar 

Senhor Jesus , eu creio que o teu nome tem poder para me purificar de todo pecado e transformar o meu passado de dor em presente de glória e cheio da tua graça.

4 comentários:

  1. Amém! Glória a Deus pelo texto. É bem verdade que nos tempos bíblicos o por que colocar determinados nomes em alguém remetiam muito a situações, histórias... Temos o exemplo de José: o primeiro, José deu o nome de Manassés, esclarecendo: “Deus me fez esquecer meus dias difíceis e toda a família de meu pai”. 52 Quanto ao segundo filho, ele o chamou de Efraim, justificando: “Deus me fez próspero na terra dos meus sofrimentos”. (Gênesis 41)

    E não podemos esquecer do significado do nome de Jesus - Emanuel: Deus conosco. Que Ele habitou entre nós, enviado de D-us, para ser o caminho que conecta o homem com o Pai.

    Achei seu blog através do instagram, e é uma benção.
    Para conhecer o meu basta visitar http://www.irmaobaiano.com.br/

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus Irmão Baiano , estamos imensamente feliz por sua visita e compartilhar de conteúdos tão ricos , e olha só , você falou justamente de um dos Homens mais amados por nós aqui de casa , José
      Jovem temente ao Senhor que em todos os momentos de sua vida escolheu ser Fiel !
      Nos próximos capitulos chegaremos em sua forte lição de Vida , esperamos que possa continuar por aqui compartilhando aquilo que Deus colocar ao seu coração para nós .

      Iremos conhecer com muita alegria seu Blog !!!
      A Paz do Senhor !
      Deus Abençoe

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Amém, estarei presente sim. Creio que irei aprender muito através do seu blog :) Deus abençoe.

    ResponderExcluir

© Alice Santana - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alice.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo