3 de outubro de 2016

Resistindo a Tentação - Gênesis 3



Olá :)

O que é pecado ?
a definição mais simples e objetiva para que você jamais se esqueça : pecado é tudo aquilo que eu faço , penso e digo que não agrada a Deus !

No Capitulo 3 veremos a oportunidade que Eva e Adão tiveram de dizer NÃO ao pecado .

A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito . Ela perguntou á mulher .
- É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim ? 

 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Gênesis 3:1-4


E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Gênesis 3:6,7

O pecado de Adão e Eva e seus efeitos !

1° Efeito - Consciência Culposa 

Eles viviam os dois sem maldade no Jardim protegidos pela cobertura de Deus , Enquanto eram obedientes a Deus estavam protegidos de tudo o que o diabo queria fazer contra eles - e, finalmente através deles . 
E assim que comeram do fruto , se envergonharam da sua nudez e procuraram folhas para se cobrirem . Ali eles já tinham recebido o pecado pela sua desobediência a ordem que Deus havia lhes dado . 

Quando Deus chega ao Jardim e chama pelos dois , eles estão tentando se esconder .

Deus imediatamente anunciou a maldiçao sobre satanás e lhe disse como ela ocorreria .

2° Efeito - O Castigo - Expulsos do Jardim


Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:22-24



E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15
O '' ferimento na cabeça'' simboliza enfraquecimento de autoridade . Deus disse que o descendente da mulher (Jesus) retiraria a autoridade de satanás . Este ferira o calcanhar de Jesus ( afligira o seu corpo- tanto na cruz quanto afligindo a humanidade )
Através da morte de Jesus na cruz , Deus tomou a autoridade de satanás ( que Adão lhe havia dado) e entregou-a primeiramente a Jesus e depois a cada pessoa que viesse a crer - não apenas que Jesus morreu por ela , mas também que satanás perdeu a autoridade que tinha sobre a sua vida. Precisamos entender não apenas que Jesus morreu por nós , mas também que Ele nos redimiu!

3° Efeito - A dor do Parto e o Trabalho Pesado 
( culpa de Adão e Eva - risos)

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:16-19


Como posso resistir á Tentação ?

1 Passo - Ore 
Em vez de se voltar para Deus , Eva confiou em sua própria força e sabedoria . Lembre-se de que você não é forte o suficiente para resistir sozinho  a todas as tentações . Quando se sentir tentado  a fazer algo errado , ore pedindo ajuda a Deus .

2 Passo - Diga não 

Eva deveria ter dito não , e recusado ouvir a serpente , Diga não quando alguém lhe disser para fazer algo errado . Se for necessário . Diga não em alto e bom som , quantas vezes for preciso .


3 Passo - Corra

Eva deveria ter corrido para longe da serpente e da árvore . Ela errou ao ficar por ali. Sempre que possível , afaste-se de alguém que está tentando levar você a fazer algo errado . retire-se das situações de tentação . É melhor correr da tentação do que ser atropelado por ela .



Independente do que o diabo tente fazer a você , ele está condenado á derrota , e você foi redimido e é vitorioso sobre ele através de Jesus Cristo . 

Vamos orar para terminar 

Senhor Jesus eu te agradeço pelo teu sacrifício morrendo na cruz para me redimir e garantir vitoria sobre o pecado , te peço força para resistir a tentação , dizer não ao pecado e me afastar daquilo que me afasta de ti .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Alice Santana - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alice.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo